terça-feira, 26 de março de 2013

Antes do futuro - Jay Asher & Carolyn Mackler

SINOPSE: E SE EM 1996 PUDESSES VER O TEU FUTURO NO FACEBOOK... MUDARIAS O PRESENTE?


Estamos em 1996. Quando Josh instala um CD-ROM que dá acesso a cem horas de internet gratuitas no computador de Emma, sua vizinha e melhor amiga, são ambos transportados para uma estranha página chamada Facebook onde veem versões de si mesmos quinze anos mais velhas. As suas relações, amigos, filhos, carreiras, férias... todas essas informações estão na internet e alteram-se consoante as decisões que eles tomam no dia a dia. À medida que tomam consciência do que a vida lhes reserva no futuro, Josh e Emma são obrigados a confrontar-se com o que estão a fazer certo e errado no presente...


OPINIÃO: Muito, muito agradável de ler.
Literatura juvenil, é certo, mas com temas muito pertinentes. Dos tais livros que podem ser lidos por miúdos e graúdos e passar mensagens diferentes a ambas as faixas etárias.

Estamos em 1996 e não há redes sociais. Ainda se lembram desses dias? Eu, por vezes, dou por mim a relembrar os meus tempos de pré-adolescente em que a moda era dar toques de telemóvel, isto porque as mensagens pagavam-se, e bem caro. Quanto dinheiro gastaram em telemóvel no momento em que começaram a namorar pela primeira vez? Quantas vezes se ficava dias sem falar com os amigos da escola e com os mais que tudo, porque não havia a facilidade de ligar o pc e encontrar toda a gente online. Relembro os dias em que me deslocava para a videoteca ou para a casa da única amiga que tinha internet para falar no "Mirc", lembram-se do IRC? 
Onde quero chegar com isto tudo? Este livrinho fez-me recuar a estes dias e consciencializar-me do quanto o mundo mudou no espaço de mais ou menos uma década!

Quando Emma vê o facebook (do futuro) a pergunta que a assombra é "como é que é possível que se saiba da vida de toda a gente através da internet!?". Agora, recuem aos vossos eus de 1996 ou mesmo depois um pouco e perguntem-lhes o que acham disso. Quem imaginaria a facilidade com que se comunica hoje em dia? Olhem para os adolescentes de 2013 e comparem convosco. E eu só tenho 25 anos e já sinto esta diferença, imagino os meus pais.
Esta foi a grande maravilha deste livro, a percepção da evolução (ou não, depende das ideias) da sociedade, da comunicação, da globalização. Dei por mim a refletir sobre estes temas e a sorrir ao ler certos trechos incrédulos das personagens do passado século XX (à qual pertenci) face a este novo mundo.

A outra faceta deste livro que me agradou sobremaneira foi o "efeito borboleta". Quem costuma acompanhar as minhas opiniões, sabe que tenho um fraquinho por essa temática. A rapidez com que o destino se altera pelas mínimas mudanças de decisão. A avalanche que pode ocorrer se escolhermos o caminho da esquerda em vez do da direita. É, sem dúvida, em tema que me empolga e que me prende. Contudo, ficamos sempre com aquela sensação de que é melhor deixar o futuro encoberto, sempre à nossa frente, pois as mudanças podem ser desastrosas e resgatar o que nos era destinado pode ser impossível, tantas são as teias que moldam o destino.

A escrita é simples, muito centrada em diálogos, de leitura fluída e rápida. Como disse anteriormente, tal não podia deixar de ser, uma vez que é dirigida a um público juvenil, apesar de eu achar que é mais correto dirigir a um público diversificado. É um livro que pode muito bem agradar a adultos, tal como me agradou a mim.  

2 comentários:

  1. Olá.
    Mas que tema tão interessante. A tua opinião sobre o livro fez-me recordar muito do passado, sem nada destas tecnologias. Que bem que me lembro do MIRC. :)
    Quanto ao ter conhecimento do futuro prefiro mesmo não saber. É que... detesto spoilers! :)
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Acabei de te deixar um selo no meu blog :)
    http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt/2013/03/desafio-arco-iris-cores-do-romance-selo.html

    ResponderEliminar