sexta-feira, 22 de julho de 2011

Anjo Caído - Lauren Kate

SINOPSE: E se a pessoa que lhe estava destinada nunca pudesse ser sua? Luce Price reconhece-o de algum lado, de algum momento… Daniel Grigori evita-a ao máximo, mas há qualquer coisa de dolorosamente familiar nele… e Luce não irá desistir até descobrir o seu segredo. Misterioso e absorto, Daniel chama a atenção de Luce assim que o vê no primeiro dia de aulas no colégio interno Sword & Cross, em Savannah. Neste lugar em que os telemóveis são proibidos, os outros alunos parecem ter todos um parafuso a menos e em que câmaras de segurança filmam todos os seus movimentos, Daniel é o único a roubar-lhe a atenção… e o coração.

OPINIÃO: A originalidade desta história assenta em primeiro lugar no espaço onde se passa, numa espécie de reformatório. A ideia de colocar a personagem principal num ambiente hostilizado é inteligente, no entanto falha quanto à capacidade dos alunos que frequentam esse espaço serem de facto pequenos criminosos. Falta-lhes uma certa arrogância e inclinação para a maldade que esperava.
O maior erro deste livro é sem dúvida o título. Digo isto porque grande parte do enredo foca-se na indagação de Luce sobre o mistério que acerca Daniel. Devido ao título demasiado explicito, resta-nos aguardar que Luce atinja a verdade sem haver aquele elo de suspense com o leitor.
O amor exacerbado de Luce por Daniel é digno de menção visto que ela não entende como é que é possível que apesar de só o ter conhecido agora, o sentimento seja de tal modo forte que a consome.
A personagem que me marcou mais pela positiva foi Cam. Cam é complexo e difícil de definir. Tem um lado sombrio mas uma máscara que o torna apetecível. A intercepção dele com Luce é tudo menos casual e o leitor fica na expectativa de qual será o seu verdadeiro objectivo.
A forma como Daniel repudia Luce também torna a história mais empolgante por não haver logo à partida os momentos lamechas típicos deste tipo de literatura.
O epílogo deixa a desejar e dá a entender que a história sofrerá uma reviravolta bastante favorável.

1 comentário: