segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Destinos interrompidos - Lissa Price

SINOPSE: Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles. Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais. Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados. Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes - seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez. Tudo corre como previsto, até o neurochip que lhe colocaram na cabeça avariar. Callie acorda, de súbito, na vida da sua locatária, a viver numa luxuosa mansão, a guiar carros topo de gama e a sair com o neto de um senador. A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.

OPINIÃO: Não consigo me fartar destas distopias. Por mais que se ouça que estes livros seguem todos a mesma linha e que são parecidos, eu continuo a ficar surpreendida. Cada autor explora o seu mundo distópico de maneira diferente e inovadora. Se a personagem principal entra em triângulo amoroso e tem algum irmão/irmã pequeno que precisa de ajuda, são, na minha opinião, coincidências que passam ao lado perante a mestria das ideias base da construção das sociedades futuristas.
Um aparte: Qual é afinal o problema dos triângulos amorosos? É que eu adoro-os!

Adiante...

Este livro traz-nos uma sociedade de idosos e jovens. Não há meio termo. Os adultos entre os 20 e os 60 anos foram vitimas de uma doença mortal e só sobraram todos aqueles que têm até 20 anos e os que têm acima de 60, que haviam sido vacinados previamente.
Para além da enorme diferença de idade que divide a população, há também uma grande diferença social. Os idosos são, em geral, extremamente ricos, assim como os seus netos. Em compensação, os menores que não têm avós vivos, são obrigados a viver em instituições ou nas ruas.
A necessidade de comer leva os jovens a cometer medidas desesperadas. E é sob este prisma que Callie se vê de mão dada com uma empresa de aluguer de corpos, para poder ajudar o irmão mais novo que padece de uma doença e precisa de cuidados.

A parte mais interessante deste enredo é a reflexão que se faz acerca da velhice. 
O corpo humano com a idade perde as suas habilidades e restringe muitas ações. Estes idosos, perante a oportunidade de reviver a juventude, onde as dores e as limitações não existem, recorrem ao aluguer de um corpo jovem, sem pensar na imoralidade da situação. A ocupação de um corpo que não lhes pertence não lhes dá qualquer peso de consciência. Quebram as regras do contrato sem qualquer receio ou respeito pelo dono do corpo que ocupam. O que interessa é a diversão, a conquista de uma vida que a natureza já não lhes permite.

A história contém algumas surpresas, principalmente no plano amoroso. 
A política é pertinente e a revelia um pouco hipócrita e extremista, semelhante à própria realidade em que vivemos.

Este é o primeiro livro de uma saga que pretendo seguir.

2 comentários:

  1. Será uma saga curta, já que ficará concluída com 'Enders'. Pelo menos, foi isso que Lissa Price me disse quando falámos em Maio, apesar de poder 'usar o cenário' noutro tipo de enredo:

    "O segundo livro da saga, ‘Enders', já foi publicado em vários países europeus. Completa o ciclo iniciado com ‘Destinos Interrompidos' e responde a todas as questões".

    Gostei do livro. Realmente faz-nos pensar sobre a forma como algumas pessoas estariam dispostas a 'sacrificar' a vida de alguns jovens apenas para poderem ter mais uns anos de diversão, impedindo que estes possam ter uma vida repleta como a sua certamente foi... E o 'twist' final está muito bem trabalhado... ;)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se gostas de Tags, mas esta é diferente!
    As tuas respostas poderiam ser encaradas como sugestões de leitura em português e serviriam ainda de divulgação para os livros. Que tal, pronta!?

    http://lerviverler.blogspot.pt/2013/08/alfabeto-literario.html

    ResponderEliminar