quarta-feira, 11 de maio de 2011

Entrevista a Jacinto Alves

Porquê escrever sobre o tema ?


Certamente que a causa, inicialmente reside numa simples reacção que tive quando li o romance de José Rodrigues dos Santos, " A Fórmula de Deus". De facto a verdadeira razão obedece a uma intenção de longo prazo que dista já do afastado ano do Século XX, precisamente no ano de 1956, tinha eu pouco mais de 17 anos de idade, quando residia na então África Ocidental Portuguesa - Angola, exactamente na cidade de Benguela onde vivia. Naquela época tinha nas minhas relações de amizade um grande amigo e quase segundo pai, o meu bom amigo, Sr. Fonseca, homem idoso, circunspecto e muito culto. Fiz com o Sr. Fonseca uma grande e profunda amizade. Foi ele que me deu acesso à macrociência, denominada Zoísmo - Ciência da Educação Científica da Vontade. No meu romance "Operação: Quinto Império", faço uma descrição detalhada sobre o que é o Zóismo, a Ciência estudada por Prentice Mulford; por Goethe e finalmente pelo grande e saudoso investigador das ciências psíquicas, Dr. Martins Oliveira, autor de várias importantes obras literárias e de análise científica - tais como: Psicoses da Morte e da Vida; Magia do Amor; Magia do Hipnotismo e ainda Magia Teatral e tantas outras !
Igualmente o meu Amigo e Mestre, Sr. Fonseca, deu-me igualmente acesso a uma extraordinária doutrina espiritista e espiritualista denominada: Espiritismo Racional e Científico Cristão, fundado por Portugueses no Brasil em 1910, no presente designado por Racionalismo Cristão;
De facto o Racionalismo Cristão não é uma religião, mas sim um ramo dissidente do Espiritismo de Alan Kardec com características muito específicas fundamentadas em princípios racionais e científicos;
O Racionalismo Cristão está na esteira do ideais desenvolvidos por Luís de Camões; Padre António Vieira; Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, sendo portanto uma doutrina filosófica perfeitamente enquadrada no espírito do " QUINTO IMPÉRIO", defendido e desenvolvido por aqueles ilustre Portugueses !
O RC, nasceu no Brasil, na cidade de S. Paulo em 1910, tendo sido fundado e codificado por notáveis Portugueses, Luís de Matos e Luís Alves Tomaz.. Esta doutrina expandiu-se a nível planetário, nomeadamente no Brasil; Portugal e Cabo Verde.
O RC actua em Portugal há cerca de 80 anos, na base de filiais, localizando-se as principais em Lisboa; Porto; Aveiro; Viseu e S. João da Madeira.
Por razões de ordem política e administrativa não concordamos actualmente com as disposições estatutárias vigentes da Doutrina tendo a sua sede administrativa, financeira e doutrinária na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Trata-se efectivamente de uma doutrina espiritualista de natureza e cultura portuguesas e feita por Portugueses e portanto não concordamos que uma nação estrangeira que é o Brasil nos venha a impor a nós Portugueses as suas directrizes quanto à nossa orientação espiritualista que só a nós portugueses nos dizem respeito. Pretende-se portanto uma refundação da Doutrina em Portugal, abdicando-se devido a razões de ordem jurídica do nome brasileiro Racionalismo Cristão para:
ESPIRITUALISMMO HUMANISTA CRISTÃO ou ainda utilizando igualmente a designação de: - ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO E HUMANISTA CRISTÃO.
Para aquele fim pretende-se fundar uma associação sem fins lucrativos denominada: CIRCULO DE ESTUDOS ECLÉCTICOS LUIZ DE MATTOS;
O Projecto em referência chama-se - " PROJECTO QUINTO IMPÉRIO".
O romance - " Operação: Quinto Império", faz parte da estratégia que temos a desenvolver. Pretendemos escrever uma nova obra literária e ensaísta intitulada: " REFLEXÕES sobre o Racionalismo Cristão" e conjuntamente realizar um ciclo de palestras subordinado àquele tema em diferentes áreas de Portugal.
Pretendemos divulgar e implementar em Portugal a magnífica doutrina acima apresentada.

Autores e livros meus preferidos

José Rodrigues dos Santos - A Fórmula de Deus;
Dan Brown - Código de Vinci; O Símbolo Perdido;
Lima de Freitas - O Porto do Graal;
Christian Jacq- O Monge e o Venerável;
Stephen Hanwking - Breve História do Tempo;
Paulo Alexandre Loução - Dos Templários à Nova Demanda do Graal;
Martins Oliveira - Magia do Amor; Psicoses da Morte e da Vida;
Rainer Daehnhardt - Páginas Secretas da História de Portugal;
Vitor Manuel Adrião - Mistérios Iniciáticos do Rei do Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário