terça-feira, 31 de maio de 2011

Antes de vos Deixar - Lauren Oliver

SINOPSE: Samantha Kingston tem tudo: o namorado com quem sonhava, três melhores amigas formidáveis e os privilégios que a sua popularidade lhe pode oferecer. Sexta-feira, 12 de Fevereiro, devia ter sido um dia igual a tantos outros. Nada faria suspeitar que iria ser o último… Mas então é-lhe concedida outra oportunidade. Durante uma semana, Samantha vai reviver o último dia da sua vida, tentando perceber os mistérios que envolvem a sua morte e descobrindo o valor de tudo o que está prestes a perder.

OPINIÃO: "Antes de vos deixar" é uma bafarada de ar fresco para quem procura um sentido na vida e uma bofetada para quem a dá por garantida.
Com a experiência de Sam aprendemos que o que realmente importa é o que está diante dos olhos e que a expressão "sou muito nova, tenho é de me divertir" não tem razão de ser, pois, não há hora para morrer e por vezes para nos despedirmos.
As personagens desta história parecem saídas da vida de cada um de nós. Todos conhecemos ou fomos um dia uma Lindsay, todos nos sentimos como uma Sam e ignoramos a importância dos Kent da nossa vida. A vida das Juliet passaram-nos ao lado e as Elody pareciam dadas como certas... Amei a interacção criada pelas personagens e a forma gradual e natural com que Sam vai crescendo psicologicamente ao longo da obra.
Sempre achei interessante a teoria do Efeito Borboleta e este livro está carregado pelo stress e angústia de futuros incertos provocados por mudanças(por vezes mínimas) no passado. Cada vez que Sam acordava no mesmo dia em que morreu, uma centelha de raiva surgia em mim, como se de facto estivesse a ser eu a viver aquela experiência que parecia sem fim. A assustadora eternidade repetitiva... Seria isto o purgatório? 
Imaginem conhecer alguém num dia e criar laços profundos e no dia seguinte esse dia não ter existido! Oue então descobrir segredos e facetas daqueles que amamos pela boca deles e no dia seguinte, eles não saberem que nos confidenciaram tais frases...
Qual o objectivo? Como parar com estas repetições? O que precisa Sam fazer para que os dias prossigam normalmente? Foram estas perguntas que me levaram ansiosamente até ao final deste livro.
Adorei, amei. Adoro livros que me ensinem algo, que me marquem de alguma forma e este marcou!
Aconselho!!

5 comentários:

  1. interessante. começo esse então.

    ResponderEliminar
  2. Considero-me uma boa leitora de livros, mas confesso que não tenho jeito de escolhê-los para passar o meu tempo. Até que um dia encontrei o nome deste livro. Li o sinopse, interessei-me imenso e pretendo comprar este livro. De certeza que é um bom livro.
    Visto que gosto de ler precisava de saber mais livros em que posso me interessar. Alguma ajuda ?

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muito curiosa ao ler o nome deste livro. Li o sinopse e fiquei ainda mais curiosa e desejosa de comprá-lo.
    Confesso que sou uma boa leitora, no entanto, acho que não tenho lá muito jeito em procurar livros que me possa interessar. Gostava imenso de criar a minha própria "biblioteca".
    Alguma sugestão de livros ? :P

    ResponderEliminar
  4. Quando encontrei o nome deste livro fiquei muito curiosa. De seguida, li o sinopse e fiquei ainda mais curiosa e desejosa de comprar este livro.
    Gosto muito de ler livros, no entanto, penso que não tenho muito jeito de procurar livros em que me posso interessar.
    Queria muito de criar a minha própria "biblioteca".
    Por isso pergunto: alguma sugestão ? :p
    (apreciei a tua opinião)

    ResponderEliminar
  5. Olá Eliana =)
    À direita no blogue tem uma opção que diz críticas 2010/2011/2012 e aí encontra todas as opiniões publicadas no blogue.
    Obrigada por ter passado por aqui ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar