domingo, 14 de novembro de 2010

Daiquiris de Morango - Miguel Simal

Sinopse:  
"Chemtzungripqsklowfavbjyxd"
"Não faz sentido desperdiçar 4 dias de férias"
"Com o gato como companhia"
"As vantagens de se ter um telemóvel"
"Quando o talento bate à porta"
"O esquilo pinote"
"Um cyrano moderno"
"Bully"
"Sistemas de ensino"
"Voyage, voyage"
"Daiquiris de Morango"
"Wong's Italian Restaurant"
"Você é fundamental"
"Vou-me embora Match Point"
"Dígitos"

Opinião: "Daiquiris de Morango" trata-se de uma antologia de contos dirigidos ao público adulto. É de leitura acessível com o uso de uma linguagem bastante corrente.
O pequeno livro de apenas 72 páginas, relata situações que podemos encontrar no quotidiano.
Aconteceu-me ler determinados contos e desejar que o autor tivesse desenvolvido mais a história, desejei que não fosse apenas um conto e sim uma narrativa mais extensa e pormenorizada.
Do conjunto dos 16 contos destaco os meus três preferidos.
O primeiro é o "Daiquiris de Morango", que curiosamente também é o primeiro da antologia. Aqui encontramos um diálogo, curto, entre dois jovens(?) que ponderam trair os respectivos namorados, um com o outro.
Não me podendo alongar sem correr os risco de entregar o conteúdo passo para a segunda escolha: Bully, que tal como o nome indica, trata da problemática mais que actual do bullying. A característica que mais me agradou neste conto foi o narrador ser um homem adulto e não uma criança.
E por último, mas não menos agradável (nenhum dos contos é mau, apenas salientei os que mais me marcaram), destaco o "Sistemas de ensino". Este fez-me retroceder aos meus anos de secundário e inteirar-me na pele da personagem.
Neste livro encontra-se traição, amor, violência, desemprego, sedentariedade, rotina, etc. Em suma, uma receita completa de temas que povoam o dia-a-dia da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário