sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Socorro! Sou mãe... - Rita Ferro Alvim

SINOPSE: Durante o primeiro mês de vida do recém-nascido muitas são as dúvidas e as perguntas que assaltam os progenitores. Em Socorro! Sou Mãe… propõe-se esclarecer algumas destas dúvidas a partir da perspetiva de uma mãe que também já passou pelas mesmas alegrias e angústias. São abordados temas tais como o sono, a higiene, a segurança do bebé ou a amamentação e é ainda incluído um capítulo dedicado à mãe e às transformações que vai experienciar. Um livro pensado para a ajudar a desfrutar sem stresse e com toda a plenitude de um momento mágico na sua vida. 

OPINIÃO: Isto de ser mãe tem muito mais do que se lhe diga!
O povo diz: "É a coisa mais natural do mundo!", "É instintivo!"
A isto respondo: Verdade! 
... e o mas?
Pois é! A maternidade traz consigo uma enorme carga de trabalho e responsabilidade que pode mesmo abananar-nos o cérebro.

Ao longo dos nove meses, somos acarinhados, afagam-nos a barriga, só falta andarem connosco ao colo. Habituamo-nos a amar aquele ser que nos pontapeia com carinho, mas ninguém nos avisa da grande quebra da hora do nascimento.
Quando vemos nascimentos na televisão, vemos as mães emocionadas, felizes... quem é que nos alerta sobre o baby blues e a possível depressão pós-parto?
Obviamente que ninguém quer dar estas informações a grávidas, mas, depois do nascimento, quando o sentimento de melancolia chega, para se juntar às terríveis dores dos pontos, as mães já nos dizem: "É normal, isso passa."
A verdade é que passa mesmo, mas, para quem não tiver conhecimento desta particularidade do pós-parto, pode ser deveras assustador viver connosco durante o primeiro mês.
E o bebé? 
Idealizamos uma coisinha linda e amorosa que vamos tratar com muitoooo amor.
Também é verdade, mas eles choram... muito!
Eu, por acaso, devo ser a mulher mais sortuda do planeta, porque o meu Daniel sempre foi "come e dorme" e agora, com 6 meses e meio, é "come, dorme e brinca". Não conheço os pesadelos das noites sem sono, o stress do choro que ninguém percebe. 
Mas isto existe e é bastante comum!
"Ai, toda a gente se desenvencilha!" Também concordo, mas se estivermos preparados, melhor!
A responsabilidade já vai ser tanta, as preocupações enormes e a vida já muda tanto... para quê estar a procurar explicações para aquilo que é tão comum, mas que ninguém nos disse?
Procurar na internet, nem pensar! Aparece de tudo e mais alguma coisa e o que menos precisamos, nesta altura tão delicada, é de mais "filmes" na cabeça.
Daí este livro. Eu ACONSELHO seriamente a sua leitura perto da hora do parto. 
Quem me dera que alguém mo tivesse oferecido antes de ter o Daniel. Muitas dúvidas não teriam existido, muita angústia teria sido poupada e, sobretudo, estaria alerta acerca dos meus direitos como mãe. Os estabelecimentos de saúde públicos têm de tudo e a probabilidade de apanharmos certa *pi* a trabalhar é grande. Saber o que exigir e o que moderar é importante.

Rita Ferro Alvim faz uma compilação de todos os temas que cercam o primeiro mês de vida de um bebé. As maravilhas de termos aquele ser e as angústias que esta mudança traz nesta fase de habituamento.
A minha mãe havia me dito, antes do Daniel nascer, que passados uns meses iria parecer que nunca tinha vivido sem ele. É tão, mas tão verdade! O amor que se sente por um filho é maior do que tudo o que já experienciei, mas fui surpreendida por não ter sido automático. 
O instinto está lá. Sempre! Mas o amor cresce de dia para dia, até que chega a um ponto que parece que explode!
Disse há dias ao meu marido que se amo tanto o Daniel e ele só tem 6 meses, imagino o que sentirei por ele quando ele tiver trinta anos! Vou estar morta de amor!

A autora explora isto, explora as dúvidas dos sentimentos, das práticas dos cuidados necessários, das complicações que podem surgir...
A melhor parte é mesmo a compilação de testemunhos, que nos faz respirar de alívio ao verificarmos que não somos as únicas a sentirmo-nos assim ou assado, a questionarmos tudo e mais alguma coisa.

Já o recomendei, já o encaminhei e vou tê-lo sempre em conta quando uma amiga se quiser lançar nesta tremenda e maravilhosa aventura de ser mãe.

Compra AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário