quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A trama da estrela - Vasco Ricardo

SINOPSE: Enquanto uma negra conspiração se vai expandindo por algumas cidades europeias, três adolescentes divertem-se, navegando pela Internet, tentando decifrar mistérios e crimes até então irresolúveis.

Dana, Mark e Rohan são provenientes de nações distintas mas os seus interesses e suas motivações convergem. À medida que uma onda de crimes vai assolando o território do velho continente, os jovens vão interagindo através das comuns salas de chat, falando sobre um infindável número de temas.
O percurso das suas vidas toma, porém, um rumo diferente, acompanhado d e estranhos acontecimentos que podem mudar os seus destinos.
Paralelamente, uma sociedade secreta, cujos elementos parecem tão competentes quanto obstinados, move-se de forma obscura e sanguinária, onde todos os seus passos são criteriosamente preparados, na tentativa de alcançar um marco até então inatingível.


OPINIÃO: Vasco Ricardo é um escritor português que já é seguido por um número considerável de fãs, o que muito me apraz. Ora, com tal chamariz, por parte dos seguidores e da minha insistência em "perseguir" a literatura em português de Portugal, não poderia deixar passar a oportunidade de ver este livrinho na minha biblioteca pessoal. 

"A trama da estrela" parecia-me, ao início, um livro para adolescentes, um livro juvenil. Qual não é a minha surpresa ao deparar-me com umas passagens mais cruéis que me deixaram os olhos mais atentos. 
Apesar da linguagem corrente - o que propõe uma leitura mais fluída - e da exposição do texto em "chat", Vasco criou aqui dois mundos misteriosos, não tanto pelo conteúdo em si, mas sim pelo momento em que ambos se ligariam e da forma como tal aconteceria. Aqui recaiu toda a minha curiosidade inicial.

Por um lado, temos a inocência de 3 adolescentes que, entre as conversas típicas da idade, tentam desvendar casos de polícia que aparecem nos jornais. Por outro, os criminosos que agem sob um ideal que só mais tarde nos será desvendado. 

Confesso que adivinhei uma parte do mistério emocional de uma das personagens centrais perto do fim, mas adorei o jogo de ideias na explicação da tal "trama" que é a base do enredo. Aprendi algumas curiosidades que nunca me deu para procurar.

Em suma, mesmo não sendo o meu género de predileção, fui levada pelas páginas de "A trama da estrela", pela escrita simples de Vasco Ricardo, sentindo carinho pelas personagens e tirando prazer na leitura.
Porém, não gostei do final - e aqui assenta a minha opinião pessoal. Achei que faltou alguma emotividade nas reações de alguns personagens, face a um momento de elevada tensão psicológica. Foi tudo lidado com tamanha leveza, o que me ultrapassou um pouco.

Vasco Ricardo é um autor a ter em atenção e com um dom natural como contador de histórias. 
Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário