quarta-feira, 18 de julho de 2012

Em chamas - Suzanne Collins

SINOPSE: Contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar... O segundo volume da trilogia "Os Jogos da Fome" mantém um ritmo constante de adrenalina e promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.



OPINIÃO: Começando onde o primeiro volume terminou, "Em chamas" situa-se no ambiente pós "Jogos da Fome". 
Katniss não sabe lidar com os sentimentos que tem por Peeta e por Gale, o Capitólio não está nada feliz com o ato de rebeldia que salvou a vida dos "amantes condenados" e, para estimular mais ainda o sistema nervoso da Katniss, uma visita indesejada rompe pela sua porta dentro com um forte cheiro a rosas e sangue.
O início é ligeiramente mais lento do que o volume anterior, mas o ambiente aparentemente pacífico revela-se carregado de tensão. O pressentimento de Katniss, de que o jogo ainda não terminou, mostra-se cruelmente verdadeiro. A reviravolta deixou-me agarrada e não poderia ter sido feita de melhor forma.
Este livro tem momentos de ação mais elaborados e inteligentemente pensados e conseguidos. As consequências ganham uma força maior e as situações de stress e perigo são de cortar a respiração. 
As personagens conseguem chegar ao leitor, em especial o Peeta. Katniss é fria e é dotada de uma perícia para o combate que a evidencia como forte protagonista feminina. Já o Peeta, o combatente masculino do distrito 12, é humanamente limitado, a sua determinação para concretizar atos crueis, apesar da extrema força física, tornam-no uma  presa fácil. Porém, Peeta tem o dom da palavra, que se mostra fundamental para a sobrevivência dos tributos do distrito 12.
Esperava ver mais de Gale neste volume, mas parece que, apesar da importância que ele tem no coração de Katniss, Gale ainda terá de esperar para se mostrar. O que se percebe desta personagem é a semelhança que tem com Katniss, as personalidades de ambos não divergem assim tanto. Gale é condescendente com as ideias revolucionárias de Katniss e é Peeta o único que consegue refrear os pensamentos destrutivos, que trariam repercussões caóticas - ainda maiores do que elas já são. 
Collins escreve com o coração, não se inibe de ser cruel e de refletir essas vivências no estado de espírito das personagens. 
Ambos os livros são extremamente emotivos e carregados de adrenalina, que nem quando se termina de ler sossega.    

COMPRA AQUI!



1 comentário:

  1. Também gostei muito desta trilogia. Li os três livros em três dias... ;) não dá para parar. Óptimo review ;)

    ResponderEliminar