segunda-feira, 4 de junho de 2012

Entrevista a Pedro Pereira


1. Fala-nos um pouco sobre ti.
Nasci a 6 de Junho de 1987, na cidade da Covilhã onde, ainda hoje, resido. Sempre tive uma imaginação muito ativae, já em criança, adorava passar para o papel os mundos e as aventuras que eu próprio criava, se bem que, por essa altura, concretizava esses pensamentos sob a forma de banda desenhada. Mais tarde, por volta dos meus 15 anos, fartei-me um pouco da banda desenhada e resolvi, por isso, procurar novos desafios, começando a passar as minhas histórias para o estilo de prosa.
Aos 17 anos escrevi “Apocalipse – Os Escolhidos”, livro que acabou por ser publicado em 2008 pela Chiado Editora. De lá para cá, escrevi o segundo livro da saga, “Apocalipse – O Despertar” (2010), desta vez publicado pela Bubok.
Atualmente, encontro-me a trabalhar no terceiro volume da saga e a terminar o Mestrado em Engenharia Informática, na Universidade da Beira Interior.

2. Agora sobre o teu livro.
“Apocalipse – os Escolhidos” começou por ser uma “brincadeira” e acabou por se tornar numa grande aventura. Inicialmente, quando escrevi o livro, a ideia não era publicá-lo. Contudo, perante a insistência dos meus amigos, acabei por enviar o livro a algumas editoras, e a Chiado mostrou-se interessada na publicação. Foi um processo complicado, pelo que demorei quase 4 anos até conseguir ter o livro publicado. Contudo, sou o primeiro a reconhecer que hoje teria feito muita coisa diferente, desde a abordagem que tive para com as editoras, como a própria forma como o livro foi trabalhado. Eu era muito novo e não tinha, de facto,a noção exata do que implicava publicar um livro.
Mas agora, voltando ao livro propriamente dito, “Apocalipse – os Escolhidos” é o primeiro livro de uma saga que vai ser composta de cinco volumes. Neste primeiro livro, é-nos dado a conhecer o universo onde se desenrola a saga, um mundo habitado por demónios, onde a humanidade é obrigada a refugiar-se para sobreviver.
Durante o livro, acompanhamos as aventuras de Roger Hawkins e dos Escolhidos, enquanto estes lutam para travar os planos de Lúcifer e das suas forças demoníacas. Basicamente, este livro serve de uma introdução a todo o ambiente onde se vai desenrolar a saga.

3. De onde surgiu a ideia para esta história?
Curiosamente, o conceito da luta entre os Escolhidos e os demónios foi uma invenção minha, aquando dos meus 10 ou 11 anos. Nessa altura, eu passava horas e horas a trabalhar naquelas bandas desenhadas. Obviamente que o mundo, as personagens e o enredonada têm a ver com as histórias que criava nessa altura, mas o conceito original surgiu daí. Aos 17 anos decidi pegar novamente na ideia base e desenvolve-la, tendo como resultado o universo da saga Apocalipse.

4. Já tens projetos futuros? Pretendes manter o mesmo género? Podes dar-nos uma luz do que virá?
Já tenho algumas ideias sobre o que quero escrever quando terminar a saga Apocalipse: continuarão a ser trabalhos do género fantástico mas, para já, estou concentrado em terminar o terceiro volume da saga,o qualestará terminado dentro em breve, de acordo com as minhas previsões. Uma vez terminado o terceiro livro, tenciono reescrever “Apocalipse – Os Escolhidos”. Tal como disse anteriormente, eu era muito novo quando escrevi a versão original, pelo que tenciono voltar a escrever o livro, trabalhando-o melhor, dando mais enfâse a algumas situações e personagens, às quais na altura não dediquei tanto tempo. Porém, a história e os eventos retratados nesta nova versão serão os mesmos que na versão original, de forma a não haver discrepâncias no universo da saga.

5. O que pensas da literatura portuguesa? Costumas ler? Achas importante apostar no que é nacional?
Confesso que só comecei a dedicar tempo à literatura do fantástico nacional há coisa de dois anos. Contudo, tenho vindo a ler trabalhos de novos autores portugueses que se têm revelado agradáveis surpresas, como é o caso do Soberba Escuridão.
Cada vez mais sou da opinião de que temos autores de grande qualidade no que toca ao género fantástico em Portugal. Do mesmo modo, estou plenamente convencido de que, caso lhes seja dada uma oportunidade, eles irão surpreender os leitores, tal como tal como aconteceu comigo.

6. Autores que te inspiram:
Uma autora que, sem dúvida, contribuiu para o meu gosto pela leitura, foi J. K. Rowling. Foi através dos livros do Harry Potter que ganhei o gosto pela leitura e fiquei a conhecer o género fantástico.
Atualmente, os autores que mais me inspiram são Anne Bishop, Robert Jordan, e George R. R. Martin, cujas obras comecei a ler muito recentemente, mas de quem já sou fã.

7. Livros:
·         Trilogia das Joias negras – Anne Bishop
·         Saga da Roda do Tempo – Robert Jordan
·         Saga das Memórias de Idhún – Laura GallegoGarcía
·         Trilogia Mundos Paralelos – PhilipPullman

8. Filmes:
·         Buffy, the vampire slayer (série)
·         Angel (série)
·         Supernatural (série)
·         Os filmes de StarWars
·         Os filmes de Underworld
·         Basicamente, tudo o que seja da autoria de Tim Burton

9. Apelos ou agradecimentos que queiras deixar:
Antes de mais, um agradecimento a todos os que, de uma forma ou de outra, me têm ajudado a conceber a saga Apocalipse. Um agradecimento a todos os leitores, por me permitirem que eu continue a partilhar as minhas histórias com eles. Por fim, um agradecimento especial à Andreia Ferreira, por ter demonstrado interesse no meu trabalho e me ter dado a oportunidade de realizar esta entrevista.

10. O que achas do blog d311nh4?
Até há bem pouco tempo, não era grande adepto de blogues. Contudo,a minha opinião mudou radicalmente depois de conhecer o d311nh4 e outros blogues do mesmo género. É óptimo visitar uma livraria e ter já algum feedback de um determinado livro, ou ficar a conhecer algum livro ou autor que desconhecíamos e que nos pode agradar. Por mais que uma vez, já segui as sugestões feitas neste espaço e, até ao momento, nunca me desiludiram! Apenas posso desejar a continuação de um bom trabalho!




Sem comentários:

Enviar um comentário